"Quando o coração tem uma missão, o corpo ganha vigor"

Triathlon do Glorioso ll

Após assistir o segundo massacre consecutivo, 8 x 1 no Caxias (para quem não lembra, na final do ano passado foi 8 x 1 contra o Juventude), estou aqui para relatar minha participação na prova de ontem.



Mas antes de falar da prova propriamente dita, Federação Gaúcha de Triathlon, que prova bem desorganizada, minutos antes da primeira série os caras montando cones ainda, um posto apenas de hidratação, pois a primeira largada acontecia as 10h e a última depois das 14h, estávamos competindo no sol do meio dia, era fiscal da prova se perdendo na contagem das voltas da natação, a premiação que estava marcada para as quinze horas mas ainda não tinham os resultados da categoria sprint, enfim zona total. Fica aqui meu protesto, pois me filiei este ano com o intuito de colaborar financeiramente mas já vi que não vale o investimento.




Como a parte da natação foi na piscina, as largadas foram em séries, e isso acaba tirando um pouco da motivação de estar largando todos juntos e tal, fora o detalhe de ter que fazer o check-in antes das 10h e ter sua largada prevista para as 14:10, essa espera é de matar. O único lado bom é poder bater um papo com os amigos presentes na prova, Daniel e Tati de Guaíba, Deco-Naroda (fez uma ótima prova no Olímpico), a Stéphanie (foi muito bem, mesmo que a fiscal tenha se perdido na contagem, fazendo nadar 50m a mais), a gurizada de Rio Grande da RAO Triathlon, JP e Leandro aqui de Pelotas que participaram do revezamento e o Eduardo (cara não lembro se é esse teu nome, se não for corrijo depois hehe) leitor do blog e adversário muito forte na categoria.




A largada da minha série ocorreu as 12:50, tentei nadar no ritmo que vinha treinando, mas com a adrenalina da prova acabei forçando um pouquinho, e consegui fazer meu melhor tempo nos 750m, 14'59" (na prova do ano passado fiz para 17'08"), quando olhei para o cronômetro nem acreditei.




Consegui fazer uma transição rápida e saí para o pedal, até o retorno pedalávamos contra o vento, nada muito forte, mas incomodava um pouco. No retorno, quando levantei para embalar senti cãibra na panturrilha esquerda, tive que tirar o pé do pedal para soltar, o que acabou acontecendo mais duas vezes. Acabei não conseguindo encaixar a pedalada, e pedalei quase o tempo inteiro só, o tempo ficou na casa de 38'50" bem abaixo do esperado.




Quando saí para correr o cronômetro marcava 56'14", como minha meta era baixar de 1h20min teria que correr forte. Comecei forçando desde do início, ainda mais quando avistei dois atletas da minha categoria a uns 400m a frente, tentei manter o ritmo e alcançá-los. Por volta do segundo km, uma moça que estava de bicicleta auxiliando na hidratação de livre espontânea vontade (viu organização da prova, até quem estava de fora viu que estava faltando água!!!), toma um pouco de água que tu tá branco!! Peguei a garrafinha dei um gole, uma refrescada na nuca e segui em frente.




No retorno meu tempo era de 12'28", teria que aumentar o ritmo, para baixar de 1h20min, mais uma água no posto de hidratação e eu já estava bem próximo de um dos atletas da minha categoria. Ele percebeu minha aproximação e forçou um pouco, tentei acompanhar e a casa caiu, simplesmente morri, sentia a respiração nos ouvidos, tentei alongar a passada e respirar fundo mas o desconforto continuava grande.




Quando vi que não alcançaria meu objetivo, diminui o ritmo para ao menos terminar a prova correndo. Fechei a corrida em 25'54", e a prova em 1 22'08", bem acima do que eu planejava, mas 5'15" abaixo do meu tempo no ano passado.




Acho que fiquei em sétimo na categoria, pois não consegui ver o resultado direito. Fazendo um balanço geral da prova, fiquei muito satisfeito com a natação, valeu a pena acordar as seis da matina para ir treinar. A decepção foi pelo pedal e corrida, pois eu achava que conseguiria alcançar as metas traçadas no post anterior, pois vinha de um treino de transição com tempos muito bons.




Para finalizar meu agradecimento a minha Amada Tia Rosani (a gatinha na foto), chefe de logística na capital, que penou o sábado inteiro para acompanhar o sobrinho em mais uma de suas indiadas.




Abaixo foto do índio na piscina e sofrendo para terminar a prova:









aa

7 comentários:

parabéns pela prova!!! o sol não deu moleza né!!!

que bom que tenho testemunhas de que fiz 50m a mais, pena que não há nada que se possa fazer =/ como eu disse no meu blog, temos que obedecer o que a arbitragem diz, porque se parasse pela minha contagem corria o risco de ser desclassificada. o pior é ter acompanhado a prova do Léo e saber que nadei no mesmo ritmo que ele.

teve um outro atleta da Sulgiro que competiu na distância olímpica e também teve problemas na contagem de voltas da natação, porque eu e a mãe dele estávamos acompanhando a prova e notamos que ele teve que fazer uma volta a mais também.

a moça que tu citaste no post e que estava entregando água de livre e espontânea vontade, se chama Luciane (Lú), ela estava fazendo treino de transição ali na Beira-Rio e acabou ficando para ajudar o pessoal com a hidratação. Ainda bem, porque foi a salvação para muitos, hehehe.

mas creio que o maior erro da organização dessa prova foi terem dado muito mais importância para a rústica que teve de tarde do que para o triathlon. só porque a rústica junta 1000 atletas e o triathlon não. eles tinham até gatorade gelado após a prova e nós que fazemos um esforço muitooooo maior tinhamos apenas água. e os problemas não ficaram apenas na falta de hidratação, foi uma desorganização para pegar o kit, para entregar a premiação, liberaram a utilização de bicicletas que pelas regras da Confederação não podem para este tipo de prova, um verdadeiro caos.

abraço,
Stéphanie

Pablo, primeiramente Parabéns pelo melhora sensacional do seu tempo total com relação ano passado... e pela dedicação na piscina que rendeu uma grande melhora.

Com relação a questão da organização, desorganizada, é por estas e outras que este esporte tão espetacular sofre com um numero pequeno de participantes e em alguns casos com problemas de pessoas passando mal e até mesmo morrendo. Infelizmente tão temos muita saida...

De qualquer forma, fica aqui meu parabéns pelo grande feito, levando em consideração o horário que foi a prova e os problemas pré competição, você fez um excelente tempo... afinal de contas esta diferença de 2' não é nada para as circunstancias.Grande abraço,
Wlad
Vou e Volto Correndo

Pablo, parabens pela prova, não deixe que as faltas da organização te atrapalhem nessa meta maravilhosa, de superação. És motivo de orgulho.Te amo.
Tia Rosani(Fã incondicional)

Parabems filhão! é isso aí! importante é nunca desistir,derrotas é aprendizado! importante é ir a luta! a mãe gostaria de poder sempre estar ao teu lado torcendo...mas tenha certeza que torço aquí de longe! estou mto orgulhosa de ti.Te AMO Mto!Naõ esqueça nunca que mesmo de longe a torcida é GRANDE! bjão

Fala Xirú Véio!!! Tudo bem por aí?? Parabéns pela excelente prova amigo, pois mesmo não tendo mandado o tempo que você esperava, melhorar deste jeito merece comemoração amigão!! Coisa chata esta da organização e fiscalização. Isso desanima mesmo, mas meta a boca no trombone, mande e-mails reclamando, não fique parado. Convoque seus amigos, façam um e-mail-abaixo-assinado e enviem para a federação. COm certeza alguém vai ler e se mexer. Cara, no mais só alegria e um abração forte dos amigos aqui do PR.
Sucesso!!

Grande triatleta! Fico contente que tenha dado tudo bem na tua prova, salvo a natação. No ano passado também passei por problemas na contagem, só eu fiz os 750m na minha categoria, e mesmo assim, sobre protestos do juiz da prova que me mandou voltar, pois, segundo ele fiz mais cinquentinha.
Mas tem que dar um desconto, afinal é prova do Colorado... Talvés mais uns 100 anos e vocês consigam fazer algo organizado! Hahaha! Abração, Felipe

Grande Pablo!

Tô até agora tentando descobrir q lugar REALMENTE eu fiquei na prova. Pelo q entendi no sábado, o 1o. lugar da sprint 30/34 fez 1:18hs, eu fiz 1:09hs e fiquei em 3o.
E a confusão continua... a FGTRI divulgou os resultados no site hoje, EXCETO, lógico, os da categoria SPRINT!
Até a próxima (tomara q com CHIP e menos calor, né?!) hehe
Abraço

Postar um comentário

Obrigado por visitar Bravo Triathlon